FANDOM

O calendário decatriano (ou dekatrian) foi descoberto nas paredes misteriosas da Academia do Tempo, numa das Ilhas de Hiperbórea. Parece ser a única coisa que a construção realmente tinha a oferecer quando foi encontrada, já que ninguém nunca soube por que uma fortaleza tão grande foi feita no meio do nada, e para quem. Logo o calendário começou a ser utilizado pelo povo dos elfos hiperbóreos.

Povos diferentes ao redor do mundo Ravena usaram muito calendários diferentes para marcar sua passagem de tempo, mas com as eras, entrou-se aos poucos em um consenso de que o Calendário Decatriano era o mais acurado, matematicamente falando.

Como funciona Edit

Esse calendário contém treze meses, de 28 dias cada, e sete dias na semana. No total há 364 dias, sem contar o Dia Fora do Tempo, considerado um dia "zero" antes de o ano novo começar. Isso é bem próximo da realidade da Terra, já que um ano no Mundo Ravena também tem 365 dias. Entretanto, coincidentemente, em Ravena, não há anos bissextos nem contas quebradas sobre o tempo como em nossa vida real, o que torna a marcação do tempo muito mais precisa e simples!

O Calendário Edit

0 - Dia Fora do Tempo (equivalente ao dia 1 de Janeiro): Normalmente um dia utilizado como feriado, para a reflexão do ano que acabou de terminar e o ano que irá começar no dia seguinte. É um dia de transição entre passado e futuro para as pessoas.

1 - Auroran (equivalente do dia 2 de janeiro ao dia 29 de janeiro): O primeiro mês do ano tem esse nome por motivos óbvios. Simboliza a aurora da manhã, o começo de algo novo.

2 - Borean (equivalente do dia 30 de janeiro ao dia 26 de fevereiro): Esse mês é muito associado ao elemento do ar, e também, como a escolha dos nomes foi feita pelos elfos hiperbóreos, eles acabaram se homenageando com o nome de um dos treze meses.

3 - Coronian (equivalente do dia 27 de fevereiro ao dia 26 de março): Bastante associado ao elemento da água, e também uma homenagem aos seres que vivem submersos no oceano.

4 - Driadan (equivalente do dia 27 de março ao dia 23 de abril): Como o nome já indica, esse mês é uma homenagem à natureza e aos seres da floresta.

5 - Electran (equivalente do dia 24 de abril ao dia 21 de maio): Associado à luz e seus efeitos benéficos.

6 - Faian (equivalente do dia 22 de maio ao dia 18 de junho): Mês lembrado por sua associação com as relações amorosas entre os indivíduos, considerado o mês do amor.

7 - Gaian (equivalente do dia 19 de junho ao dia 16 de julho): Associado ao elemento da terra, e à noção do que há de material no mundo, de que todos vivemos em um lugar só.

8 - Hermetian (equivalente do dia 17 de julho ao dia 13 de agosto): Associado aos estudos da magia e feitiçaria, e tudo mais o que disser respeito a esses assuntos.

9 - Irisian (equivalente do dia 14 de agosto ao dia 10 de setembro): Possui esse nome em homenagem às cores do espectro do arco-íris.

10 - Kaosian (equivalente do dia 11 de setembro ao dia 8 de outubro): Lembrado de forma conceitual como o princípio do vazio. Da origem do nada, e metáforas desse tipo.

11 - Lunan (equivalente do dia 9 de outubro ao dia 5 de novembro): Uma referência clara à lua.

12 - Maian (equivalente do dia 6 de novembro ao dia 3 de dezembro): Simboliza a fertilidade, e é visto por muitos como uma boa época para se ter filhos ou engravidar.

13 - Nixian (equivalente do dia 4 de dezembro ao dia 31 de dezembro): O mês da noite para os hiperbóreos, pois é quando o Sol fica várias semanas sem aparecer, já que estão praticamente no pólo norte do mundo. Também mês da noite no sentido metafórico, pois o ano está acabando.

É claro que os nomes e significados de alguns meses mudam de cultura para cultura. Mas com o passar dos tempos, a ideia matemática central do calendário decatriano permaneceu, por sua simplicidade de medir o tempo. Logo, mesmo que sejam nomes pensados por elfos hiperbóreos, há um conhecimento geral deles por todos os povos que aceitaram esse calendário com o passar dos séculos.

Curiosidade Edit

Apesar de eu ter pensado vagamente na relação entre o calendário e de como ele surgiu no Mundo Ravena, o calendário Dekatrian é uma ideia real e muito interessante do Roberto Spinelli. Os créditos pelo calendário em si devem ser agradecidos a ele, de quem eu só tomei emprestado para deixar mais interessante meu próprio mundo fictício.

Links externos Edit

Calendário Dekatrian no facebook